Olá, vamos dar um pulinho na Patagônia argentina? você não vai se arrepender...
Eu decidi pela viagem por sugestão de um amigo que tinha acabado de voltar e amado!
O mais interessante é que encontramos paisagens totalmente diferentes.
Ele, em Agosto, pegou o finalzinho da neve e, para mim em abril, já no outono, a neve já tinha derretido e o tempo estava um pouco seco. De qualquer forma acho que as duas épocas são as melhores para visitar a região.
Enquanto estive lá a variação foi de 4 a 15 graus... frio suportável, muito sol e pouco vento. No verão os dias são bem longos (sol das 5:30 as 23:30) e no Inverno com cerca de 8 horas de sol apenas. Sempre tenha uma blusa a mão, pois as mudanças de temperaturas do dia para a noite são bruscas e, Invermo, nem pensar tá?
Vista panorâmica da cidade. Não tem prédios e dá para caminhar tranquilamente. Foto by Rodolfo |
Caminho Hotel - Centro Foto by Karinne |
Lojinhas do Centro El Calafate é uma cidade muito meiga, aconchegante...limpa e com cara de interior. Foto by Rodolfo |
A cidade fica a 316km de Rio Gallegos, capital da província de Santa Cruz e está entre os principais destinos turísticos dos amantes da natureza. De Buenos Aires são mais ou menos 3 horas de vôo. Muita atenção se for viajar de dia!! A paisagem é deslumbrante...sente na janelinha, tá? Nos dias de sol os lagos ficam azul turquesa e, no contraste das montanhas com neve, o azul é mais intenso.
Vista aérea do avião - El Calafate Foto by Karinne |
Frutinha do Calafate Foto by Karinne |
Curiosidade para vocês: a cidade tem esse nome por causa de um arbusto chamado Calafate que dá uma frutinha vermelha parecida com uma blueberry. Não perca a chance de provar, é gostosinha.
Mesmo assim, nada impede que você vá por conta, sem pacote. É muito tranquilo! Tem vôos que saem de SP para El Calafate com escala em Buenos Aires.
Falando em táxi... aí vai a dica para os avulsos rsrsr sem pacote/translado. O aeroporto recebe, acho eu, de dois a três vôos por dia a cada. A sensação que tive foi que a cada chegada/saida eles abrem/fecham tudo: lojinhas, lanchonete, transporte etc; em pouco tempo tudo fica vazio. Então fazendo o desembarque, pegue suas malas e já vá em busca de um táxi, para garantir. Na viagem (23 km até a cidade) vá curtindo a paisagem...árida, mas linda.
Para curtir bem o local creio que 3 ou 4 dias sejam o suficiente. Os passeios principais se faz nos 3 dias e 1 fica para repeteco, se quiser, para passear na cidade ou ainda ir de carro para El Chalten (cerca de 2h40min) famosa por suas trilhas e pela presença dos picos mais altos e famosos da América Latina: Cerro Torre e Fitz Roy.
Os passeios mais legais são a visita aos glaciares de catamarã ou tracking (este mereceu um post exclusivo - Perito Moreno) e o passeio de 4X4 nas trilhas do Parque Nacional. Para quem gosta de pescar o lago Roca é uma ótima opção com grande concentração de trutas... mas eu não fui pescar não, trouxe só a informação. :-)
O preço dos passseios não muda tanto de uma agência para outra. Os passeios aos glaciares, por exemplo, é feito somente por uma operadora que atende a todas as agências. Infelizmente não tenho mais o nome da que usei, mas no centro da cidade tem várias. Clique aqui e encontre várias indicações.O passeio 4X4 foi uma aventura! O caminhão adaptado vai por trilhas entre montanhas que foram cenário da animação Na Era do Gelo. Vale a pena assistir antes de viajar, aí a sensação será de que você está no filme. Cruzamos ainda com vários animais da região: condor, castores, zorro colorado (muito receptivo) e outros.
Nosso transporte adaptado! |
Super visual do alto de algumas pedras. Foto by Karinne |
Zorro Colorado que nos recebeu na hora do lanche! Foto by Karinne |
Caminhada looonga... mas se vc não quiser pode ir no caminhão... Foto by Karinne |
Outro ângulo panorâmico... Foto by Karinne |
Opa, condor curioso. Foto by Karinne |
Na sorte eu escolhi ficar no Hotel Rochester El Calafate e me dei bem!! é ótimo, limpinho, aconcehgante, bonito e atendimento ótimo.
Sei que várias pessoas têem este cuidado, mas nào custa nada reforçar! Levem sempre na viagem um adaptador universal de tomadas, no Hotel Rochester é preciso.
Fachada e entrada do hotel:
Para facilitar nossa vida, já que o hotel não é pertinho do centro, tem uma van que vai e volta ao centro a cada 30 mins durante todo o dia e de noite também.
Vista do restaurante...huuuuum |
Tomar um belo café da manhã com está vista foi demais!!
As fotos abaixo são da parte de trás do hotel. ótimo lugar para dar uma descansada, relaxar e curtir o pôr do sol ao fundo do lago.
Durante os dia tem flamingos rosinhas passeando pelo lago que, no inverno, congela e vira pista de patinação para os mais corajosos...
Durante os dia tem flamingos rosinhas passeando pelo lago que, no inverno, congela e vira pista de patinação para os mais corajosos...
A pizzaria da esquina também é boa (não lembro o nome, mas é na Av Libertador, facinho de achar) e se estiver no Hotel Rochester e ficar com preguiça de sai, o restaurante é muito bom.
Se quiser fazer comprinhas, lá não é o lugar mais barato mas tem muitas coisas legais, inclusive de artesanato e couro.
Eu amei a loja ETNICA (Av Libertad Nº 1003 L12). Tem colares, pulseiras etc etc em prata, cobre bem originais!
É isso aí pessoal... na minha opinião este destino deve estar na sua lista.
Links úteis:
http://www.patagonia-argentina.com
http://www.welcomeargentina.com
http://www.interpatagonia.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário