Compartilhe

sexta-feira, 31 de maio de 2013

Ilha de Pascoa (Rapa Nui), Chile


Sobre a  Ilha de Pascoa, chamada Rapa Nui na lingua local, posso dizer que foi um dos lugares mais incríveis que conheci.
Localizada a 3700 km do Chile, a ilha faz parte da Polinésia Oriental e é o lugar habitado (cerca de 5500 habitantes) mais isolado do mundo. Metade da ilha é povoado por locais (polinesios) e a outra metade de estrangeiros e chilenos vindos do continente.
Me encantei com tudo, o povo, a cultura, comida e paisagens além da história repleta de lendas e curiosidades.

Decidi comprar um pacote terrestre aqui no Brasil porque na época estava vaelndo mais a pena. Fizemos 03 passeios principais que praticamente que cobriram as principais atrações de Rapa Nui. No ultimo dia alugamos um jeep e rodamos pela ilha toda de novo no nosso ritmo.
Dá para rodar por conta sem problema algum, mas num lugar como esse é muito mais interessante ouvir os guias contarem sobre o lugar.

Na capital e única cidade Hanga Roa encontra-se de tudo: mercadinhos, lojas de souvenir e artesanato e bons restaurantes. Se ficar hospedado nesta área centra faz-se tudo a pé na tranquilidade. O lugar é bastante seguro, todos se conhecem - dica: tente se integrar a vida local, você quase não vai quere voltar para casa.

Ahu Tongaraki


Os Moais ficam espalhados pela ilha isolados ou agrupados. A maior quantidade é o Ahu Tongaraki onde está também o Moai viajante, pois é o que 'faz turismo' em exposições pelo mundo. Foi até para Kiyoto já!
Interessante: estes mesmos Moais literalmente sairam rolando com um tsunami em 1960 e para colocá-los de volta na plataforma (Ahu) vieram especialistas do mundo todo ajudar. Os japoneses mandaram um guindaste para levantá-los e foram liders do projeto com investimento de US$ 02 milhões na época!
Todos eles perderam seus Pukaos (chapéu) e como na restauração não se sabia de quem era qual, eles estão dispostos ao lado do altar. Apenas um Moai tem Pukao, pois contam que os ajudantes locais duarnte a reconstrução do sitio o colocaram antes de  todos chegarem.

Moai Viajante

Muito Importante: os monumentos e sitios são protegidos por Lei. Não de pode chegar perto, pôr a mão, tirar pedacinho... nadica de nada. E garanto que te vigiam o tempo todo, porntato só ver com os olhos mesmo.
Em algumas lojas e no aeroporto está a venda um livro guia 'Descobriendo Isla de Pascua'. Vale muito a pena comprar: preço bom, ótima lembrança e com todas as dicas que você precisa para sua estadia. Tem disponível em ingles e português.

Ahu Akivi
Ahu Akivi é outra plataforma com 7 Moais tambem restaurados. Todos eles olhando para dentro da ilha, pois os registros são de essa posição é para proteger a aldeia.
Ahu Akivi

Ahu Tahai
O Tahai é o único que tem os olhos restaurados - uma répilca do original feito de coral. No museu da cidade tem um par original.



Mais nos próximos posts...
Até
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário